quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Presépio de material reciclado

Presépio 2011






Luzes de natal


Presépio 2010











Depoimento Emeb Distrito do Polvilho

A equipe da Biblioteca ``Veneranda Freitas Pinto``,

É com grande satisfação que venho em nome da Emeb Distrito do Polvilho realizar um depoimento sobre nossa participação no Projeto de Contação de Histórias.
Vale ressaltar que nossa participação foi com todos os alunos da Unidade Escolar,cerca de 300 alunos na faixa etária de 4 a 6 anos de idade, sendo que foram divididos para um melhor atendimento.
Primeiramente gostaria de ressaltar sobre organização do grupo, o qual deste o primeiro contato nos acolheu e orientou muito bem sobre como poderíamos participar do projeto, este acolhimento deu-se continuidade ao chegarmos na biblioteca, sendo que os alunos foram recebidos já na entrada de forma lúdica, prazerosa, mágica... A contadora Maria foi fascinando com sua forma de representar, de contar.
Tivemos a possibilidade de conhecer a biblioteca, seu acervo literário e forma de organização. No entanto, creio que para as crianças o auge foi realmente a contação, na qual crianças e adultos se envolveram com as histórias que vieram nos visitar.
As crianças ficaram envolvidas, acompanhavam com o olhar, com o ouvir e com o sentir, participando também com falas sempre que eram solicitadas. Além disto, puderam ter contato com outro modelo de contador, sentiram-se muito importantes ao visitar uma biblioteca.
Penso que a arte de contar histórias não pode ficar adormecida, sendo que deve ser despertada em muito de nós educadores e vivida com nossas crianças. Assim, esta vivência foi também muito significativa aos professores, os quais poderão se inspirar neste momento e levá-lo para outras situações em sala de aula.
Esperamos que no próximo ano possamos receber novos convites para participação, pois já estamos aguardando com ansiedade.
Atenciosamente,

KARLA REGINA PEREIRA OLIVEIRA
GESTORA EMEB DISTRITO DO POLVILHO


sexta-feira, 28 de outubro de 2011

DEPOIMENTO PROFESSORA MARIA MARTA

''Durante a atividade  que participamos na Biblioteca Municipal" Veneranda Freitas Pinto'' de Contação de Histórias, percebi que há uma preocupação em preparar tudo,desde a chegada no portão do estabelecimento até  a finalização, a saída, então há um planejamento.
As crianças passaram por uma experiência rica em emoções e conhecimento. Rica em emoções por conta do suspense, a atenção direcionada, alegria, o conforto emocional. Rica em conhecimento por causa dos dados de informações sobre o espaço, organização, a Historia e as regras sobre o uso dos materiais, livros, revistas, da Biblioteca.
O espaço e a situação, Contação de Histórias, são muito importantes para o trabalho desenvolvido no processo de ensino aprendizagem e poderia estar ocorrendo mais vezes, pois estímulo para o gosto pela leitura e os processos de lógica linguísticas desencadeados contribuem para o aluno aprender mais e melhor.''Professora Maria Marta, da EMEB. Professora Veneranda de Freitas Pinto'


Alunos participando do Bibliotur, um  passeio entre as estantes ouvindo o silêncio das muitas Historias que estão dormindo nas estantes a espera de um  leitor para  acordá-las.''


As crianças passaram por um experiência rica em emoção. 

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

QUE PENA QUE ACABOU

FORAM DIAS DE PURA ALEGRIA,MUIIITOS OLHINHOS...
E IMAGINAÇÃO, ENTRARAM NAS HISTÓRIAS E SONHARAM, BUSCARAM  AVENTURAS
DE COISAS QUE BROTAM DAS PROFUNDEZAS DO CORPO COMO A ÁGUA QUE BROTA DA TERRA E NOS ENCANTAM.

PREPARANDO PARA A VIAGEM

 O CONTADOR DE HISTÓRIA BUSCA COM O ATO DE CONTAR  A MEMÓRIA AFETIVA E A IMAGINAÇÃO.


UM MERGULHO NA " PERSONA" DO NARRADOR TRADICIONAL E DO
CONTADOR CONTEMPORÂNEO. 





O LIVRO É UM ACESSÓRIO INTEGRADO Á ARTE DE CONTAR.

APÓS A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA A CONTADORA APRESENTA O LIVRO DO QUAL ELA SE APROPIOU DA HISTÓRIA PARA CONTAR